Grupo 4: Neto e Maria Eduarda
1- Dois corpos A e B de massas iguais a 2 kg e 6 kg, respectivamente, movimentam-se sobre uma mesma trajetória, sem atrito. Determine as velocidades v'A e v'B após o choque. Considere uma colisão perfeitamente elástica (e = 1)

2- O móvel A de massa 6 kg, move-se com velocidade constante v

12 m/s ao longo de um plano horizontal sem atrito. Quando o corpo B, de massa 2 kg é solto, este encaixa-se perfeitamente na abertura do móvel A. Qual será a nova velocidade do conjunto (choque perfeitamente inelástico) após as duas massas terem se encaixado perfeitamente?=

image025.gif

a) Represente os vetores velocidades dos corpos A e B, antes e depois da colisão. Após o choque a velocidade será igual para os dois corpos, pois eles se moverão juntos.

b) Utilize Qantes

Qdepois e determine a velocidade dos dois corpos após a colisão.=


GRUPO 1: Carla, Gislaine e Karla, nº: 2,5,7

O móvel A de massa 6 kg, move-se com velocidade constante v = 12 m/s ao longo de um plano horizontal sem atrito. Quando o corpo B, de massa 2 kg é solto, este encaixa-se perfeitamente na abertura do móvel A. Qual será a nova velocidade do conjunto (choque perfeitamente inelástico) após as duas massas terem se encaixado perfeitamente?

image025.gif

a) Represente os vetores velocidades dos corpos A e B, antes e depois da colisão. Após o choque a velocidade será igual para os dois corpos, pois eles se moverão juntos.

b) Utilize Qantes = Qdepois e determine a velocidade dos dois corpos após a colisão.


A figura mostra uma esfera A que, partindo do repouso, desliza (sem rolar) ao longo de uma rampa de altura H 20 m e a seguir ao longo de um plano horizontal, ambos sem atrito. Num dado ponto do plano horizontal, a esfera A se choca com uma esfera B de mesma massa, presa ao teto por um fio ideal. Sendo esse choque parcialmente elástico com coeficiente de restituição e
0,4 e adotando g = 10 m/s², determine:
image028.gif


a)Utilize a conservação da energia mecânica para o corpo A e determine a velocidade no plano horizontal.
IMAGENS

images.google.com

EXERCICIOS:
http://www.cefetsp.br/edu/okamura/colisoes_exercicios_resolvidos.htm

Grupo 5 Brenda e Arthur.


Exercício:
1- Dois corpos A e B de massas iguais a 300 g e 150 g possuem velocidades constantes de 1,5 m/s e 1,2 m/s, respectivamente, na mesma direção e mesmo sentido. Determine a velocidade do corpo B após o choque, sabendo que a velocidade do corpo A é de 0,1 m/s e seu sentido é o mesmo do da velocidade inicial.
2-
Uma esfera A de massa igual a 2 kg desloca-se numa superfície horizontal, sem atrito, com velocidade de 3 m/s, e atinge frontalmente uma segunda esfera, B, de massa m, inicialmente em repouso. Após o choque, perfeitamente elástico, a esfera A recua com velocidade de 1 m/s. Determine:
a) o valor da massa m da esfera B;
b) a energia cinética da esfera B, após o choque.

Fonte:
http://www.cefetsp.br/edu/okamura/colisoes_exercicios_fixacao.htm






Grupo 6... Alunos: Renan, Matheus.

Exercicios:



1) Uma bola de massa a 4 kg desloca-se com velocidade v1 = 2 m/s num plano horizontal sem atrito. Choca-se frontalmente com uma outra bola idêntica em repouso e prossegue seu movimento na mesma direção e no mesmo sentido com velocidade v'1 = 0,5 m/s. Calcule a velocidade final da segunda bola. Verifique se há conservação de energia cinética. Que se pode concluir?




2) A figura mostra uma esfera A que, partindo do repouso, desliza (sem rolar) ao longo de uma rampa de altura H 20 m e a seguir ao longo de um plano horizontal, ambos sem atrito. Num dado ponto do plano horizontal, a esfera A se choca com uma esfera B de mesma massa, presa ao teto por um fio ideal. Sendo esse choque parcialmente elástico com coeficiente de restituição e

0,4 e adotando g = 10 m/s², determine: a) a velocidade com que a esfera A desliza no plano horizontal antes do choque; b) as velocidades de A e de B imediatamente após o choque; c) a altura máxima h atingida pela esfera B após o choque com Aimage028.gif

1. Utilize a conservação da energia mecânica para o corpo A e determine a velocidade no plano horizontal.image029.gif
I = II
Emec = Emec





Fontes:

http://educacao.uol.com.br/fisica/colisoes-1-choque-entre-dois-corpos-obedecem-leis-fisicas.jhtm

http://www.cefetsp.br/edu/okamura/colisoes_exercicios_resolvidos.htm

grupo 02 - Raiane, Larissa e Jasna
01.Dois corpos A e B, de massa respectivamente iguais a 2 kg e 6 kg, movimentam-se sobre uma mesma trajetória retilínea, no mesmo sentido com velocidades vA = 4 m/s e vB = 1 m/s, onde o atrito é desprezível. Sabendo-se que os corpos realizam uma colisão perfeitamente elástica, determine suas velocidades após o choque.
02.Uma bola de massa a 4 kg desloca-se com velocidade v1 = 2 m/s num plano horizontal sem atrito. Choca-se frontalmente com uma outra bola idêntica em repouso e prossegue seu movimento na mesma direção e no mesmo sentido com velocidade v'1 = 0,5 m/s. Calcule a velocidade final da segunda bola. Verifique se há conservação de energia cinética. Que se pode concluir?

grupo 05- Brenda e Arthur1- Dois corpos A e B de massas iguais a 300 g e 150 g possuem velocidades constantes de 1,5 m/s e 1,2 m/s, respectivamente, na mesma direção e mesmo sentido. Determine a velocidade do corpo B após o choque, sabendo que a velocidade do corpo A é de 0,1 m/s e seu sentido é o mesmo do da velocidade inicial.
2-
Uma esfera A de massa igual a 2 kg desloca-se numa superfície horizontal, sem atrito, com velocidade de 3 m/s, e atinge frontalmente uma segunda esfera, B, de massa m, inicialmente em repouso. Após o choque, perfeitamente elástico, a esfera A recua com velocidade de 1 m/s. Determine:
a) o valor da massa m da esfera B;
b) a energia cinética da esfera B, após o choque.

Fonte:
http://www.cefetsp.br/edu/okamura/colisoes_exercicios_fixacao.htm


GRUPO 7: GUSTAVO MORIGUTI E FERNANDO JOSÉ

(ITA) Uma massa m1 em movimento retilíneo com velocidade escalar 8,0 x 10-2m/s colide unidimensionalmente com outra massa m2 em repouso e sua velocidade escalar passa a ser 5,0 x 10-2m/s. Se a massa m2 adquire a velocidade escalar de 7,5 x 10-2m/s, podemos concluir que a massa m1 é:

a) 10m2
b) 3,2m2
c) 0,5m2
d) 0,04m2
e) 2,5m2
(FUVEST) Um vagão A, de massa 10t, move-se com velocidade escalar igual a 0,40m/s sobre trilhos horizontal sem atrito até colidir com um outro vagão B, de massa 20t, inicialmente em repouso. Após a colisão, o vagão A fica parado. A energia cinética final do vagão B vale:

a) 100J
b) 200J
c) 400J
d) 800J
e) 1 600J

Fonte:
http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/colisao-mecanica


Grupo 3 VINÍCIUS,GABRIEL E RENATO


1/ Um corpo de massa m1 = 4,0 kg se move com v1 = 2,0 m/s. Ele se choca com um corpo de massa m2 = 1,0 kg, que se move com v2 = -14,0 m/s. Após a colisão, os dois corpos seguem grudados um ao outro. Qual é a velocidade final dos corpos?
-1,2 m/s
2/ Uma bolinha com massa = 1 kg, com velocidade de 4 m/s, choca-se com outra bolinha de mesma massa e as duas passam a se movimentar juntas. Qual a velocidade das bolinhas depois de se chocarem?